sexta-feira, 3 de outubro de 2008

ELAINE E MAIS VERSOS


E Eles?

Quando criança cometi pequenas maldades das quais tenho pequenos remorsos

Matei um bichinho voador cortando sua cabeça

Minha culpa foi tanta que o enterrei no vaso do quintal

Neguei cola para um coleguinha na hora da prova

Eu tirei dez e ele tirou zero

Beijei o rosto de um menino e me senti promiscua

Roubei um colarzinho de boneca no supermercado

Destruí uma piscina de brinquedo feita por minha irmã com caixas de sapato e sacos de lixo, por um motivo mesquinho

Ontem pedi perdão a ela e ela riu porque não lembrava mais disso

Mas eu nunca esqueci

O mais engraçado é que gosto de ter esses remorsos

Pois convivendo com eles não esqueço de respeitar a natureza e as pessoas ao meu redor

Aprendi que o único que pode tirar vidas é Deus

Aprendi que conhecimento só é conhecimento de verdade quando se transmite

Quando roubei aprendi e aprendi a ser honesta em lição prática, sob o estalar do chinelo

Aprendi a valorizar as pequenas coisas que as pessoas fazem por mim e as pessoas que amo, pois hoje queria que minha irmã estivesse perto de mim para eu contar como foi meu dia e ela não está

E eles?

Eles nos roubam todos os dias

Roubam nosso livre pensamento, nosso tempo, nossa inspiração, nossas casas, nosso direito de ir e vir e nos fazem dormir no chão

Eles fazem com que tiremos zero todos os dias quando nos tiram o direito de um ensino público de qualidade

Eles matam nossas crianças, nossas mães e nossos velhos quando nos tiram o direito a uma saúde pública digna

Eles prostituem nossas meninas, corrompem nossas crianças e isso sim é promiscuidade

Eles não destroem uma piscina de caixas de sapato, mas nossos rios com seus esgotos e lixo industrial

E eu com meus pequenos remorsos...

Mas me esqueci... ainda sou gente, sou cidadã, sou estudante, sou humana, sou filha, amiga, namorada, trabalhadora e periférica...

E eles o que são?

Nenhum comentário: