sexta-feira, 3 de outubro de 2008

SIDNEI COM MAIS UM CONTO

SONHO O DIA EM QUE O SONHO MORREU

Ano 2031 tudo começou com aquela placa, precisa-se de justos, meu filho era candidato a aquela vaga, curioso ele me perguntou, pai o que é um justo, sim pois vivemos tempos diferentes onde os justos são coisas raras, assim como água, com aquela pergunta, lembrei-me do sonho que tenho todos os dias, sonho com o dia em que o sonho morreu, resultado fulminante de frustrações, decepções, ilusões, humilhações e dores no corpo, na mente, na alma e no coração, mais vi naquela pergunta também uma oportunidade que já esperava há alguns anos, me sentia fraco, mas mesmo com todas as chagas da vida me sentia realizado e agora tinha um primogênito que eu queria muitas coisas contar, explicar e vivenciar.

Eu lhe falei, sente-se ao meu lado, você é filho de mãe guerreira que mesmo com todas as dificuldades sempre continuou a me amar, filho de um pai não tão guerreiro, mas que sempre quis ao outros ajudar, neto de avós batalhadoras que me inspiram por sua ternura, poderia ter tido um avô que neste exato momento estaria fazendo arte com você, mas o destino o fez ter um vovô que em meia hora de prosa te conta histórias do mundo, suas tias as mulheres que mais admiro a cada dia nunca vi tanta valentia, os primos seguiram áreas diferente matemática, informática, judô, música, ainda tem tias avós, primos de 2º e 3º grau, a família é sempre assim, tantas diferenças mas todos buscam o mesmo fim.

Em destaque deixo dois tios que eu vi evoluir, um tinha a área futebolística a seguir até chegar na idade em que ele escolheu por onde ir, entusiasmado com viagens, livros alucinantes, ideais e poesias, ele nunca dirá eu te amo, mas você sentirá no dia a dia, o outro foi amigo ao me escutar, foi irmão ao me entender e foram tantas as vezes que não consigo nem contar que mais parecia um filho a nos preocupar, bateu cabeça e aprendeu, hoje escreve textos muito melhores que os meu.

Filho a seguir começo a lhe indicar uma leitura, uma edição que a 25 anos eu lia, era o livro de um amigo meu de sobrenome Arias, te expliquei não era muito bom no inglês, mas para falar bem as aulas seriam com a Tais minha amiga professora de português, se quiser tecnologia e batuque fale com outro irmão o Amauri hoje ele tem 46 anos mas ainda faz muitos truques.

Comecei a lhe falar das mulheres e como merecem receber atenção, ele então me falou que havia uma menina em seu coração, me disse também que ouvia quase todos os dias, ela é mais velha que você, mas ele a amava e não deixaria nada acontecer, ele falava da Clarinha a filha da Van que todos nós vimos crescer.

Conversamos ainda sobre a vida, falei do álcool, falei das drogas, do cigarro e te disse o que podia escolher, falei o que são os estilos, pirceing, tatuagem tudo é permitido, até mesmo se você desencanar de mulher e preferir escolher um marido.

Ensinei-o a valorizar o simples, não se deixar alienar, falei que escrever o que sente é muito bom, te falei que meu negócio é a Psicologia e que não quero um consultório na Pompéia para ouvir madames chorar, quero ir pra Favela, cadeia, Febem ajudar nos problemas verdadeiros de quem tem o que relatar, falei também que tentei Administrar Recursos Humanos, mas que Recursos Humanos na posso Administrar quando os meus recursos são escassos e a mim eles podem faltar, conversamos sobre filmes, que me fez rir, que me fez chorar, que me fez pensar, conversamos também sobre esportes que me fez rir, que me fez chorar e que não me fizeram pensar, somente cansar.Na filosofia que construí, não espero por agrado, ajuda dos outros só se for extremamente necessário, não confie na política, na policia, no estado. Te ensinei por a mais b que deus não existe, uns dizem que crer nele é opção eu chamo de tolice.

Respeitar é necessário, mas se impor é obrigatório, suas roupas não dizem quem você é, e expor suas idéias o tornam mais importante que qualquer homem que age por fé, estude muito, trabalhe pouco, vá ao teatro, mas nunca, nunca fuja da sua realidade, se importe com que é importante e agradeça até quem é arrogante, aprendi essa última com sua mãe.

A vida idealizada foi concretizada, plantei a árvore, escrevi o livro, tive o filho que já foi criado, nunca matei ninguém e olha que não faltaram oportunidades, vícios? Bem todos tem, seja a novela das oito, ou as drogas que te ferem, o meu são todas as pessoas que me querem bem.

Se fui orgulho para alguém até hoje eu não sei, sei que a cada hora se aproxima o dia da minha morte que eu mesmo planejei, vou prender a respiração até ficar azul, mas não vou cair por doenças que abatem os pobres do hemisfério sul.

Cresça honesto e justo como os amigos e parentes que lhe falei, conheça o que é justiça através das suas próprias leis.

Sei que tem muitas coisas a fazer, muitas experiências a aprender e muitos sonhos para te entreter e ao perguntar de meus sonhos, te respondo que não ouso mais sonhar, repito, digo e escreverei em algo que seja meu, sonho com o dia em que o sonho morreu.

E se eu não estiver presente para te dizer essas palavras em forma de recital, pode ter certeza que você as lerá nos arquivos do blog do sarau.

Mas se nós pudermos em conversa eu falar, frases claras, com todas as vírgulas, os pingos nos is e os tils em ões e em ão, ai sim querido filho eu poderei me deitar em paz sozinho no escuro do meu caixão.

Nenhum comentário: