terça-feira, 22 de março de 2011

E O COLETIVO CULTURAL POESIA NA BRASA CONTINUA AVANÇANDO, COMO TEM QUE SER

Saudações.
Desde 2008 o Coletivo Cultural Poesia na Brasa vem plantando sementes por onde passa e esse ano parece que alguns balaios de frutos estão chegando, ou pelo menos novas terras para serem aradas. No início dos nossos trabalhos tínhamos o objetivo de trabalhar com saraus, lançamentos de livro e oficinas dentro do nosso terreiro das palavras, mas também dentro das escolas. Ao longo dos anos algumas escolas abriram suas portas para nossos trabalhos, outras aumentaram as grades com a nossa presença, mas agora várias escolas estão nos convidando para que possamos compartilhar do nosso trampo com eles e isso para nós significa avanço e mudanças de posturas de alguns coordenadores pedagógicos em relação aos modelos de ensino adotados dentro das escolas públicas.

Nesse sentido na última sexta feira dia 18, realizamos um trabalho juntos ao professores do EMEF Mario Lago no bairro do Carumbé, durante o encontro chamado de “Parada Pedagógica”, a convite da coordenadora pedagógica Cecília. Algumas semanas antes a coordenadora Cecília já havia preparado terreno para a nossa chegada, fazendo um sarau com os professores, utilizando os livros publicados por nós, e por indicação dos próprios professores e vontade da coordenação fomos convidados. Assim que chegamos sentimos o bom clima do espaço, os professores discutiam seriamente sobre a situação do ensino no país, coisa que nem sempre acontece nos momentos reservados para isso na maioria das escolas.

Durante o encontro, batemos nossos tambores, falamos sobre nossa trajetória, nossos métodos de trabalho e a conversa foi, como esperado, regada com muita poesia. Trabalhamos com dois grupos, um na parte da manhã e outro a tarde e o que podemos perceber é que existe, entre a maioria deles um desejo de mudanças, inclusive por parte da coordenadora, porém também podemos perceber o quanto esta sendo difícil de caminhar com essas mudanças, pois ainda há muita resistência para que isso aconteça.
Como saldo dos trabalhos nessa escola, ficou o desejo de nossa parte de querer voltar para tranças novas conversas e caminhar juntos com quem quer melhorar a situação da educação pública nesse país. Parabéns a todas as pessoas que tornaram possível esse encontro. Axé
Coletivo Cultural Poesia na Brasa












Um comentário:

Paulo Rams disse...

Salve companheiros, parabéns pelo belo trabalho, que envolve questões tão delicadas e abandonadas a Educação na sociedade...