
quarta-feira, 30 de junho de 2010
NA RUA - HIP HOP EM FESTA

FORÇA CICAS


www.ficacicas.blogspot.com
SARAU POESIA NA BRASA
Dia 26 de junho rolou mais uma edição do Sarau Poesia na Brasa e mais uma vez a palavra foi a principal personagem na nossa celebração. Ao som dos tambores da brasa os poetas foram chegando, mas nesse sábado, o som dos tambores não eram os únicos ouvidos no nosso terreiro da palavra, dessa vez dividimos espaço com um alto som de um carro que rolava música “funk”, do outro lado da rua, e um bar em frente ao bar do Carlita, rolava um sambão e em meio a essa diversidade de sons, iniciamos a nossa comunhão da palavra. Algumas pessoas no inicio se queixaram do som, mas logo fomos nos lembrando que aquilo que estava acontecendo faz parte do ambiente em que estamos inseridos, e se tem alguma coisa que pode causar espanto quando visto dentro de um bar é um sarau literário e não um samba e nem um “funk”, mas em poucos minutos os sons ao redor do sarau foram sessando, e vale registra que o som do carro só parou depois que o dono do mesmo percebeu o que estava acontecendo no nosso sarau, e a palavra mais uma vez se fez soberana. Nessa edição apareceram velhos frequentadores do sarau que a algum tempo não apareciam no sarau, apareceram novos participantes, que a convite de amigos vieram conferir de perto esse movimento que acontece no bairro de Vila Brasilândia e assim fortalecemos mais uma vez o nosso compromisso de estimular a expressão d e o gosto pela leitura. Axé pra nóis e até dia 10.













CAMINHADAS DA POESIA
O corre ta intenso e não ta dando tempo de atualizar o blog logo depois dos levantes, mas na medida do impossível nós vamos registrando o que esta acontecendo na NOSSA caminhada.
No dia 24 de junho, rolou no Sarau Vila Fundão um encontro de saraus das quebradas de São Paulo, o barato foi louco, tinha gente do Sarau da Ademar, Cooperifa, Sarau do Binho, Sarau Elo da Corrente e nós também fomos fortalecer nesse encontro. Como já era de se esperar levamos quase duas horas pra chegar, pois o sarau fica no fundão do Capão Redondo, mas tirando o trânsito e a demora pra chegar o resto foi só satisfação. O sarau de lá, assim como todos os outros, tem suas características próprias, no meio do sarau, entre uma poesia e outra, toca uma banda, a maior parte das pessoas ficam participando do sarau na rua, inclusive quase fechando a rua, mas uma coisa que se percebe em todos os saraus da quebradas, e por lá também podemos sentir, foi a força da palavra e a verdade nos olhos daqueles que organizam o Quilombo da Palavra por lá. Parabéns Vila Fundão, Tamu junto.
E ontem no Parque São Domingos, na comunidade João Veloso, rolou um sarau junto com o pessoal do Elo da Corrente e com os alunos do MOVA-SP ( Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos), a convite da professora Regina. No final do ano passado já havíamos feito um sarau com esses alunos, e agora assim como da outra vez, fomos muito bem recebidos, podemos sentir toda a satisfação dos alunos e alunas por estar rolando um sarau em um dos seus locais de aprendizado e também todo o carinho que eles nos receberam. Da primeira vez o sarau rolou dentro de uma igrejinha, local onde também aconteciam as aulas, porém ontem o sarau rolou dentro de uma garagem, nova casa do pessoal do MOVA daquela comunidade, já que eles foram expulsos da igreja, por motivos que nós desconhecemos, mas isso não diminuiu o axé do nosso encontro e tudo rolou como o esperado, os tambores tocaram, os poetas chegaram e a poesia se fez presente. Parabéns ao pessoal do MOVA pela iniciativa e muito obrigado pelo convite. Axé
quinta-feira, 24 de junho de 2010
TRIBUTO A RAUL SEIXAS

Entre as bandas cover que vão tocar estão Penna Seixas e Banda Frobenius, Adan - O Egoista, Caverna Guitar Band, Charlis Abraão, Roney Seixas, OMUR, Bem Bolado e Plano B. A homenagem se estende até as 22h. Confira o cartaz acima e os detalhes abaixo:
Quando: dia 26/06, a partir das 14h.
Onde: Travessa Cambaratiba, Beco da Cultura (rua toda grafitada) ao lado da estação de trem Perus - Linha 7 Rubi da CPTM.
Quanto: Grátis
ENSAIO SOBRE A LUCIDEZ

“Num país indeterminado decorre, com toda a normalidade, um processo eleitoral. No final do dia, contados os votos, verifica-se que na capital cerca de 70% dos eleitores votaram branco. Repetidas as eleições no domingo seguinte, o número de votos brancos ultrapassa os 80%. Receoso e desconfiado, o governo, em vez de se interrogar sobre os motivos que terão os eleitores para votar branco, decide desencadear uma vasta operação policial para descobrir qual o foco infeccioso que está a minar a sua base política e eliminá-lo. E é assim que se desencadeia um processo de ruptura violenta entre o poder político e o povo, cujos interesses aquele deve supostamente servir e não afrontar”.
Sarau Poesia na Brasa
Sábado dia 26 de julho vai rolar mais uma edição do Sarau Poesia na Brasa, mas antes também vai rolar uma roda de samba com o povo do Kolombolo Dia Piratininga. Contamos com a presença de todas e todos para fortalecer no nosso “Quilombo da Palavra”. Axé pra nóis e até lá.
Sarau Poesia na Brasa
Bar do Carlita
Dia 26 - às 21h00
Rua Professor Viveiros Raposo, 534

Roda de Samba
Kolombolo Día Piratininga
Bar do Carlita
Dia 26 - às 19h00
Rua Professor Viveiros Raposo, 534
Lembrando que no dia 10 de julho teremos nossa festa em comemoração de dois anos de existência e resistência do Sarau Poesia na Brasa e o lançamento da nossa Segunda Antologia.
FOGUEIRA, PIPOCA E RESISTÊNCIA
No último dia 18, aconteceu no Centro Independente de Cultura e Alternativa Social, (CICAS) o Sarau Fogueira, Pipoca e Resistência, e nós no Coletivo Cultural Poesia na Brasa, estivemos presentes para somar com nossos tambores e nossa poesia. O sarau foi louco, como já era de se esperar quem tomou conta da celebração foram elas, as crianças. Levamos nossos livros que foram “dominados” pelas crianças do CICAS, que leram poesias, principalmente do livro “Tambores da Noite” do Poeta Carlos de Assumpção, e teve até um menino que tomou conta do microfone e virou o mestre de cerimônias do sarau. Essa foi mais uma ação que visa o fortalecimento do CICAS, outra estão acontecendo e no que estiver no nosso alcance com certeza iremos somar. FORÇA CICAS. Axé.
terça-feira, 22 de junho de 2010
AKINS KINTE
Licença de chegar
Salve.
Na simplicidade de entrar nesse jogo das palavras na tela...
http://akinskinte.blogspot.com/
Pelamor
Sei que as palavras cavam, a mulher crava
E letras batucavam, a mulher suava
E os versos namoravam, sua poesia convidava
Eu também amado. Me dava.
E a folha minha cama
Me deito como quem ama
Pelamor
Palavra, minha mulher não mucama
Meu amor
Entre meu trauma minha trama
Minha viela e minha dor
Meu coração se explana
Na tela
De computador
Pelamor
Como explana?
segunda-feira, 21 de junho de 2010
SARAU VILA FUNDÃO
domingo, 20 de junho de 2010
FEIRA DO LIVRO DE CANOAS
Só agora que rolou um tempo para fazer um registro da 26ª Feira do Livro da cidade de Canoas-RS, a qual nós tivemos o prazer de sermos convidados e marcarmos presença em mais esse evento. Seguimos para Canoas eu (Vagner Souza), Alessandro Buzo, Marilda Borges e Michel Yakini e lá pudemos falar um pouco de nossos trabalhos e fazer a comunhão da palavra em um belo sarau com o povo do sul. Para nós foi um prazer participar desse encontro, pelo fato de sermos da Brasilândia, lugar que por anos só foi lembrado pelos tiros e pelas mortes mas que agora, embora os tiros ainda não tenham cessado, pode ser lembrado pela sua arte, que sempre existiu, porém não tinha muitos espaços onde se mostrar. Obrigado a todos e todas que tornaram possível essa nossa participação e que venham outras. Axé.
Fotos: Marilda Borges
quinta-feira, 17 de junho de 2010
MÚSICA PRETA, MÚSICA PRETA
SARAU NO CICAS

Avenida do Poeta 740 - Jd. Julieta.