quinta-feira, 25 de junho de 2009

Dia de Muito Agito na Quebrada !

Dia 20 de junho de 2009, mais um dia de quebra de correntes fortalecendo nosso movimento. E nesse dia a correria começou na Escola Estadual Crispim de Oliveira, no Jardim Paulistano. Fomos convidados pelo amigo Wanderlei para fazer um bate papo acompanhado de um sarau com os moradores da comunidade que participam do projeto amigos da escola. Wanderlei divulgou o trampo no bairro e quando começamos nosso axé tinha em média trinta pessoas, crianças, adolescentes e os velha-guarda também estavam presentes participando do encontro. Rolou bastante conversa, olhos atentos no propósito do projeto, alguns não sabiam o que era um sarau, mas logo uma das participantes também interagiu com um pouco de poesia. Encontro louco esperamos voltar nessa comunidade e nessa escola.

A Vista

O Tambor convidando a chegar

Diego recita aos presentes

Haynara, futuro !

Os Poetas chegando

Mais criançada marcando presença

Wanderley


Do Crispim seguimos direto para a casa de cultura Salvador Ligabue, na Freguesia do Ó. Por lá estava rolando a terceira parte do Projeto Espremedor, “Distorção, Sem Grave Médio Agudo”.Quem está na correria desse projeto é o irmão Clayton João, que pretende criar espaços e encontros, onde os artistas periféricos, ainda no anonimato, mostrem seus trabalhos e nessa edição estavam presentes às bandas Vollupeo, lançando seu single “Ninguém Vale Nada” e Monaural. Tarde de som pesado na casa de cultura.

Projeto Espremedor invade a Casa de Cultura

A Brasa marcando presença

Monaural

Vollupeo

A galera curtindo um som

Clayton João

E para fechar mais um dia de luta, encerramos nossa saga com muita festa na nossa casa, Sarau Poesia na Brasa, com o lançamento do livro “Poemas e Prosas de um eu” e “Rua de Trás” de Bárbara Lopes e Sonia Bischaim. Nosso terreiro da palavra estava lotado, não temos nem idéia de quantas pessoas estavam presentes para partilharem da palavra. As autoras, assim como todos nós do Coletivo Poesia na Brasa, estávamos com a adrenalina a mil, e não era para menos, pois o nosso primeiro filho estava para ser apresentado ao sarau e como esperado ele chegou lindo, fortão e a recepção foi maravilhosa. Os tambores da brasa voltaram a tocar nessa noite, chamando todos para participarem de mais uma vitória da periferia e vitória com gostinho de tapa na cara de todos aqueles que um dia disseram que a periferia não gostava de ler e quem dirá escrever. E assim seguimos conduzindo nossa própria história, tomando porrada, dando porrada, rindo, chorando, a todo tempo se emocionando e agora registrando tudo isso nos livros que nós mesmos escrevemos.


Tambor para iniciar

Tais dá a letra, hoje é dia de lançamento...

A Biblioteca do Povo

Bárbara Lopes e Sonia R. Bischain, as autoras

A Obra

Cores do Tempo, exposição das fotos de Sonia Regina Bischain

Os Poetas
José Correia (Elo da Corrente)

Mel

Clébio

Uma noite Fantástica com muita gente e com muito Amor!

Um comentário:

Bia Bernardi disse...

Que super bacana o movimento cultural de vocês!!
Consegui contato por meio de folder na casa de cultura Salvador ligabue, onde fiz uma palestra sobre a obra do Chico Buarque. Agora vendo as fotos, fiquei feliz de ver que mais gente divulga nossa cultura!
Parabéns a todos!!