quarta-feira, 14 de agosto de 2013

VOZES DOS PORÕES DE ALEJANDRO REYES


"Chegou. A obra que desfruta e questiona nossos textos com profundidade, despreocupada em agradar. Sem fazer média. Sem amontoar dados e descrições estéreis. Aprecia e problematiza nossos movimentos estéticos e políticos nas periferias, nosso jeito de se representar, nossas contradições. Sem lamber nem escarrar, não é advogado nem feitor. Põe no tabuleiro uma reflexão sobre a sangria e os revides no Brasil, no México e em muitas beiradas latino- Americanas e mundiais. Apresenta a potência, mas não anuncia ginga nem porrada onde vê anestesia ou carta marcada. Detalha o que há de criativo e ancestral, mas também as vitrines com sede de produtos descartáveis. Desenha o que sente de força, mas também o que percebe que murchou dos princípios. Pensa autonomia e estado, estética e linguística.

Talvez seja a alma de romancista de Alejandro, talvez a coragem que se adquire com o tempo ou os anos de vivência nas quebradas dos Andes à Bahia. Provavelmente é o espírito zapatista.

Aqui está um doutorado em Berkeley escrito em português balançado, fluente, nítido na ponteira, na rasteira e na gana por mudanças com sustança".

 Allan da Rosa



No próximo encontro do Sarau Poesia na Brasa, dia 24/08, vamos dedicar nossa atenção, pensamentos, sorrisos e questionamento para entrar em contato com a obra de Alejandro Reyes “Vozes dos Porões – A Literatura Periférica/ Marginal do Brasil”.

Nesse dia teremos o prazer de receber Alejandro em nosso terreiro, para uma prosa sobre seu trabalho e troca de saberes.

Convidamos tod@s para esse momento de aprendizado coletivo e aprofundamento das reflexões sobre nossas praticas cotidianas.

Sarau Poesia na Brasa - Bar do Carlita
Rua Professor Viveiros Raposo, 534
Dia 24/08/2013
Às 20h30

Nenhum comentário: