quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Final de semana de fortes emoções, expectativa, trabalho de um ano todo e nada poderia dar errado. A torcida estava presente, casa cheia, câmeras, fotos, jornalistas, curiosos, todos com os olhares atentos esperando chegar os “astros” do momento. Não, não estamos falando da final do campeonato brasileiro, estamos falando de mais uma edição do Sarau Poesia na Brasa e dessa vez o barato iria ser muito mais que especial, pois nessa noite receberíamos em nossa casa jovens poetas para o lançamento de seu primeiro livro.

Nossa noite foi aberta com o espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim” d@s amig@s do grupo “Carne Em Osso”. Aos poucos a platéia foi se formando e um gostoso silêncio tomou conta do lugar. O Bar do Carlita além de ter sido transformado em palco para espetáculos de todos os tipos, também virou galeria de exposições de arte e nesse último sábado recebeu a exposição fotográfica de Sonia Bischain “E Por Falar Em Poesia...”. Trabalho maravilhoso que não deve ficar preso ao mundo dos blogs e facebooks da vida, por isso ganhou materialidade e agora pode ser visto também por aqueles que não possuem acesso aos recursos tecnológicos da nossa modernidade.

Até aqui a noite já estava linda, mas ainda haveria o lançamento do livro “Somos Todos Iguais?”, dos nossos amigos e jovens poetas. Esse livro foi fruto de um trabalho em parceria entre o Coletivo Cultural Poesia na Brasa e o Abrigo Casa das Expedições, que possibilitou ao longo de 2011, encontros semanais para conversarmos sobre literatura com os moradores desse abrigo. Das conversas surgiram idéias e dessas idéias alguns poemas que foram transformados nesse livro.

Para nós do Coletivo Cultural Poesia na Brasa foi uma honra ter participado desse processo de construção, pois pudemos acompanhar de perto algumas dificuldades, alegrias e no dia do lançamento, ver no rosto dessas crianças estampada a satisfação, o orgulho de poder mostrar para todos aqueles que desacreditaram, que sim elas são capazes de produzir algo belo e algo sutil, foi uma emoção imensurável que com certeza reabasteceu nossas energias para continuarmos com nossos trabalhos, acreditando na educação como instrumento de transformação social.

Agradecemos a todos e todas que de alguma forma contribuíram para a realização desse trabalho e agradecemos principalmente as crianças por terem sonhado junto com a gente. Axé.















Nenhum comentário: