quarta-feira, 30 de março de 2011

1º Encontro de Formação para o Desenvolvimento da Educação Infantil

Salve.
No dia 25/03 nós do Coletivo Cultural Poesia na Brasa e do Coletivo Cultural Elo da Corrente, participamos do 1º Encontro de Formação para o Desenvolvimento da Educação Infantil, organizado pelo ICIBAP (Instituto Cidadão Brasileiro Participativo), encontro destinado a educadores de creches da região noroeste. O encontro aconteceu na chácara “Toca do Vento” na região de Taipas, Abrindo o encontro nosso parceiro José Queiroz (Soró), fez uma palestra sobre a situação do ensino e alguma possibilidade criativas de inovação nesse campo. Seguindo a programação do dia os educadores, ou melhor dizendo, AS EDUCADORAS, pois entre o grupo de profissionais das creches havia uma presença de 100% de mulheres, montaram grupos de discussão e nesse momento, os grupos já puderam contar com a intervenção bem humorada, dentro das discussões, dos parceiros da Trupe Liuds de Circo, que acabada as discussões de trabalho fizeram uma apresentação colocando as educadoras num estado de leveza e descontração, característica almejada pelos organizadores do encontro. Quando todos os presentes já estavam mais a vontade, chegou a vez da nossa intervenção, e os tambores do Elo em Brasa, já aquecidos, tocaram iniciando nossos trabalhos. Foi uma apresentação rápida e intensa, porém acreditamos que conseguimos alcançar nossos objetivos naquele espaço, que era o de despertar a atenção das colegas de encontro para temas também presentes em seus locais de trabalho, tais como, ancestralidade negra, pobreza e violência e assim pensarmos em novas possibilidades de trabalhar com nossas crianças.
Agradecemos ao parceiro Soró e ao Geraldo (ICIBAP) pelo convite e nos pomos a disposição sempre que necessário para esse tipo de trabalho, pois é de nosso interesse poder contribuir para construção de novos modelos de educação em nosso país, principalmente nas nossas quebradas. Axé. Coletivo Cultural Poesia na Brasa.



Um comentário:

SARAU DA LITERATURA MARGINAL disse...

Viva!!!! Olha eu conheço eles!! Como diria o Luan. Parabéns pela iniciativa em intervir dentro de uma educação que respira na UTI. Abraço a todos meus parceiros da Z/0 e Z/N. Elo e Brasa...daqui a pouco estamos chegando.