segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Sarau Poesia na Brasa volta dia 17 ! ! !

Axé pra quem for de axé, amém pra que for de amém, aleluia pra quem for de aleluia, a paz aos irmãos, e a guerra aos inimigos.
Pra quem não acreditou que seria possível a prova esta aí, seis meses de sarau, literatura de alta qualidade feita dentro de um bar de periferia. O Sarau Poesia na Brasa firmou suas raízes do bar do Cardoso na Vila Brasilândia, nesses seis meses foram vários os guerreiros e guerreiras que passaram por aqui, deixando suas marcas, contribuindo cada um do seu jeito para a transformação da periferia. Hoje a periferia deixa de ser vista apenas como palco de violência, palco de miséria, de descaso, a literatura não mudou nada disso, só que agora os moradores das periferias podem escolher entre ficar assistindo a programação alienante da tv, ou irem para um sarau, recitarem suas poesias, expressarem suas idéias, partilharem da palavra com outros irmãos. Esse espaço nunca nos foi dado, sempre nos foi negado um espaço para expressão de nossos sentimentos, de nossas angústias de nossas revoltas, sempre nos negaram a arte. Mas eis que cansamos de esperar, e fizemos por nós mesmos. O Sarau Poesia na Brasa não é um movimento feito de cima para baixo, não foram filhos da elite com sua Ongs, que vieram até aqui como profetas para nos trazer a arte, mas são os próprios moradores da Brasilândia que constroem esse movimento. Empregadas domésticas, pintores, secretárias, pedreiros, donas de casa, professores, alunos, desempregados, aposentados, ladrões e traficantes todos aqueles que compõem verdadeiramente a periferia, hoje somam suas forças para fazerem algo além de sobreviver, pois não queremos somente nos manter vivos, mas queremos ser ouvidos.
E vem muito mais pela frente, ainda tem muito trabalho a ser feito, nesse ano de 2009, com fé nos guerreiros iniciaremos nossos trabalhos com sarau na Terezinha, sarau no Carumbé, ocuparemos as escolas, centros culturais, praças públicas, incentivando a expressão dos periféricos e partilhando da palavra com os irmãos. Dia 15 de Janeiro, na próxima quinta, recomeça o sarau do Elo da Corrente, no bar do Santista em Pirituba e no dia 17 de janeiro retomaremos os trabalhos do Sarau Poesia na Brasa no bar do Cardoso.
Paz e sorte aos guerreiros nessa caminhada e o convite esta aberto a todos que queiram entrar nessa luta.
Axé, amém, aleluia para todos.

Um comentário:

Leila Lombardo disse...

Gente muito BOM!!!
sem palavras pra expressão o qu~eo bom é ver um projeto como esse!!
tomei a liberdade de postar no meu blog o Panfleto de vcs,
ah tenho uns livros aqui, alguns tenho 2 edições, outros que já não lerei, levarei eles no próximo sarau.

bjos