segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Dia de correria

Dia de correria, que por si só deve ser encarado como uma poesia... E se considerarmos que essa correria foi pra ouvir, recitar, emocionar, emancipar, amar e protestar poesia durante todo o dia, então deveríamos considerá-lo como o nosso mais recente livro da viva poesia que ecoa diretamente das várias periferias envolvidas.
E quando falamos em correria não estamos exagerando não. Depois que conseguimos nos reunir após uma manhã de trabalho, partimos acelerados para Santo Amaro procurando pelo fantástico encontro das mais limpas águas na Pororoca Literária. Logo que chegamos, partimos para o reconhecimento do local, no todo muito parecido com nossa própria quebrada, e antes de iniciar o ataque sobre a mesmice de mais um final de semana de sonhos de consumo em um barulhento centrinho comercial periférico, encontramos outros irmãos na mesma correria e que como nós estavam ali para fazer a vida e não mais serem feitos por ela. Assim, juntos, sem nos separar, partimos todos ao ataque!! Quando avistamos a dimensão da Pororoca não nos assustamos, pelo contrário, sorrimos e mergulharmos naquele turbilhão de vivas e vividas poesias. Infelizmente não pudemos nos demorar, já que felizmente, em pouco tempo, iria rolar o Sarau Poesia na Brasa. Saímos das águas literárias encharcados, cruzamos a cidade e na correria voltamos para Brasilândia afim de inundá-la também.
A noite de 30 de agosto de 2008 foi mais uma noite maravilhosa!!! Ainda ouço em meus ouvidos os gritos de nossos ancestrais que ecoaram através do feliz encontro das mãos do poeta e compositor Amauri Júnior com o nosso atabaque. E para somar nesta inesquecível noite vieram os poetas do Sarau Elo da Corrente, também encharcados pelas “paláguas” poéticas da Pororoca Literária. Para aqueles que não foram só temos uma coisa a dizer: o próximo Sarau Poesia na Brasa será dia 13 de setembro!!! E pra ficar ainda melhor, neste mesmo dia nosso sarau contará com o lançamento do livro “Cordéis e Poesias para Cantar” do poeta de Pirituba, e do Sarau Elo da Corrente, João do Nascimento Santos!!!
Só lembrando que o silêncio, que em variados momentos tem variados significados, passando do medo à angustia e da surpresa a uma manifestação contida de extrema felicidade, durante o sarau, enquanto ouvimos nossos poetas e nossas poesias, este mesmo silêncio significa RESPEITO.

Sarau Poesia na Brasa





TAMBOR, TAMBOR VAI BUSCAR QUE MORA LONGE
TAMBOR, TAMBOR VAI BUSCAR QUE MORA LONGE
Ô MEU TAMBOR, QUE É FEITO DE COURO E PAU
VAI BUSCAR TODOS POETAS PRA FALAR NO MEU SARAU
VAI BUSCAR TODOS POETAS PRA FALAR NO MEU SARAU

OUVINDO O SOM DO MEU TAMBOR E TAMBÉM DO BERINBAU
VÊM CHEGANDO OS POETAS PRA FALAR NO MEU SARAU
VÊM CHEGANDO OS POETAS PRA FALAR NO MEU SARAU

O SARAU É COISA BOA
COM AMIGOS É MAIS LEGAL
VÊM CHEGANDO OS POETAS PRA FALAR NO MEU SARAU
VÊM CHEGANDO OS POETAS PRA FALAR NO MEU SARAU

Amauri



SIDNEI DISPARANDO PERIGOSAS PALAVRAS

MAIS UM ANÔNIMO

Cansei de ser a falha no sistema
Cansei de ser o tonto da história
Cansei da injusta guerra
Cansei de esperar a vitória

Estou farto de ver as coisas acabar
Estou farto das pessoas me pedirem algum pra comprar
Estou farto de ter de negar, para aquela que nunca deixou de me amar
Estou farto de ser a ela que nunca me deixou nada faltar

Estou esgotado de ver a mãe ir ao médico
Estou esgotado de ver os irmãos no corre, corre
Estou esgotado desse mundo sádico
Estou esgotado desse mundo que não nos socorre

Recentemente entrei pro time dos homens angustiados
Descobri que nos deixaram a todos limitados de desejos
Percebi que o tráfico banca políticos safados
Sei que existe na terra muita podridão, mas os detalhes ainda não os vejo

Deus pra mim morreu
Quem manda na minha vida talvez seja eu
Não tenho fé para rezar
Não tenho vontade de orar

Irmãos amigos em mim encontram abrigo
Amigos irmãos não temam o perigo
De dia trabalho e responsabilidade
De noite desbaratinam e mostram quem são de verdade

Brasa, Elo, Cooperifa em ação
Todos irmãos juntos dão as mãos
Que o poeta Sérgio Vaz continue a ser inspiração
E que nossos poetas nunca recitem em vão

Crianças nessas sim eu acredito
Fazem arte, pintam e bordam com naturalidade
Choram, riem faz tudo ser bonito
Quanto a isso eu tenho saudade daquela idade

Casei por ser apaixonado
Uma dama muito linda me deu uma flor
Eu aceitei e logo em troca
Lhe dei todo meu amor

O que tenho não sãos vícios
São companheiros para solidão
Nesse corpo criativo de Alegria
Também se esconde a depressão

Suicídio não é objetivo
É uma das áreas de atuação
Pessoas desesperadas
Que não encontram solução

Ser feliz é difícil
Exige muito sacrifício
Nos tratam como um monte de lixo
Nos jogam as migalhas, somos bichos

E com ajuda do poeta sambista de verdade
Que não vendeu cerveja para publicidade
O mundo é um moinho
E vai triturando todos os meus sonhos, não só os mais mesquinhos.

Sidnei das Neves



LEANDRO EMOCINANDO A TODOS

Sarau

Sarau...Palavra de nome até engraçado, que eu não tinha idéia do significado.
Até que um dia, após ser convidado decidi participar, ou melhor, (assistir)...
Vi e ouvi muitas coisas bonitas, nada de palavras melosas
e sim coisas vindas do coração, fatos vividos, presenciados, desejados...

Pessoas que se reúnem para trocar idéias e sentimentos
De uma forma diferente...
Me contagiou...

Percebi que estou próximo de pessoas que buscam algo diferente
trazer para as pessoas da comunidade, região, uma cultura esquecida
Trazer para Periferia algo marcante
Poderiam estar reunidos fazendo um milhão de coisas...Mas se reúnem em um espaço para plantar esta semente e contaminar as pessoas com algo diferente...Colheram muitos frutos e com certeza muitos sairão contaminados, como eu, que busco neste “segundo encontro” que participo, ou melhor “assisto”, absorver a essência deste encontro...

Não sou da Brasa, mas também sou de Periferia, diferente desta, que possui pessoas como vocês que marcam este momento com algo que pode e muda o cotidiano de qualquer Periferia com o Sarau...
É uma palavra que continuo sem saber o real significado, mas agora podendo garantir a quem Perguntar!!!

Gostei é muito bom!!!

Leandro A. Ferreira

Mais uma morte na quebrada... mas essa já estava jurada há algum tempo.... adeus finada "Mesmice"... SARAU LOTADO!!!!!!

JOÃO DO NASCIMENTO SANTOS,
dia 13 de setembro tem o lançamento do livro dele, "Cordéis e Poesias para Cantar", aqui no Sarau Poesia na Brasa


Vagner e os amigos do Sarau Elo da Corrente, de Pirituba!!!



"[...] e numa noite fria nos tira de casa [...]"

José Corrêa, do Sarau Elo da Corrente

Felipe



GALERA!!!!


As Mulheres representando. Soninha, do Sarau Elo da Corrente.



o que dizer? FRANCYELLE!!!!!!!

Um comentário:

*Cris*Rosa-dos-Ventos* disse...

A elite treme!
Adorei isso aqui!
Abraço,

Cris (amiga da Elaine)