
Sarau na Brasa- Bar do Carlita
Encontro realizado na casa de cultura Salvador Ligabue, um primeiro passo para muitas conversas que teremos ainda neste ano. Três mulheres foram convidadas para dar início a discussão, Carolzinha Teixeira pintora, Negra Ziza do grafite e Samanta Biotti do Coletivo Cultural Poesia na Brasa. A expressão da mulher nos movimentos vem de tempos e na periferia não é diferente, vários movimentos e ações vem sendo comandadas por mulheres e aquela história de cozinha foi deixada para trás junto com ações simples, condicionadas do dia-a-dia em que por exemplo, só mulheres podiam fazer serviços domésticos. Bem não há como negar, o feminismo vem aflorando cada vez mais em todos os lugares, no entanto, com outras necessidades, a do conhecimento, expressão e até mesmo da própria descoberta como ser humano, pois fomos caladas e esquecidas por muito tempo. Há muito o que discutir, o que aprender, há muito para falar, cabendo à nós mulheres e homens nos questionarmos sempre sobre nossas atitudes e palavras, pois se queremos um bem comum para todos, então devemos juntar forças e não ignorá-las.

Mais uma ação contra os grupos que se utilizam da arte como instrumento de transformação das quebradas. Segue abaixo o protesto e da denúncia sobre o que aconteceu na festa de 75 anos de Perus.
Noite pós-festa (o último sarau foi lançamento do Império Lampinho), até pareceu que um sarau emendou no outro, nesse 12 de setembro os poetas pareciam sempre querer mais, a cada um que recitava era uma expectativa do que o próximo iria falar como sempre os tambores foram buscar os poetas de longe para poder comungar da palavra as batidas pareciam de coração e cada vez mais os nossos ouvintes se sentiam em casa é assim que queremos que se sintam, o calor humano na palavra diz muitas coisas às vezes mais do que os atos, então vamos continuar falando e recitando para os quatro cantos da periferia e do mundo para que nossa voz nunca se cale.
Axé e até o próximo Sarau !!!
Em diversas manifestações artístico/educacionais, a presença das mulheres é marcante, muitas vezes como “linha de frente” dentro dos agrupamentos em que participam. No entanto suas atuações nem sempre são lembradas com o devido respeito que merecem. Ao longo da história as mulheres, com raras exceções tiveram um papel ou assim foram lembradas, como uma segunda voz ou coadjuvantes dos homens e boa parte dos movimentos sociais acaba por manter essa situação dentro de suas organizações. Frente a essa situação, o Coletivo Cultural Poesia na Brasa e o Projeto Espremedor propõem iniciar uma série de debates, onde o tema central seja a participação das mulheres dentro dos movimentos sociais, para que possamos refletir e problematizar sobre tal tema que é de tamanha importância, para homens e mulheres. Para concretização de tal objetivo, convidamos algumas mulheres para compor essas rodas de debates, entre elas estão: Carolzinha, Negra Ziza, Samanta Biotti, e o primeiro debate vai acontecer sábado dia 19 de setembro na Casa de Cultura Salvador Ligabue, contamos com a presença de todos, homens e mulheres.
Axé

Sarau Elo da Corrente
quinta-feira às 20:30
Bar do Cláudio Santista. Rua Jurubim, 788 A.
Caros amigos,
O Sarau Elo da Corrente, a Rádio Comunitária Urbanos FM , Coletivo Cultural de Mulheres Negras “Esperança Garcia” e Coletivo Cultural Poesia na Brasa, tem o prazer de convidá-los á participar da nossa 1ª Festa das Crianças, no dia 12/10/09, em Pirituba.
A idéia de organizar a festa surgiu entre os participantes dos coletivos culturais, com o objetivo de permitir que as crianças que moram próximas ao local onde acontecem os saraus literários, tenham contato direto com as diferentes linguagens artísticas presentes na cultura afro-brasileira. Nessa festa a roda de poesias, contos, dança, pintura, grafite, música e teatro serão voltados para o universo infantil, com o objetivo de estimular a criança a colocar em prática seu lado criativo.
O número estimado de participantes (crianças) é de aproximadamente 500. Infelizmente não dispomos de recursos próprios, nem temos a ajuda de órgãos públicos e para que essa festa aconteça, precisamos de parcerias que possam nos ajudar com doações. Os materiais recebidos serão organizados em kits e distribuídos durante o evento.
NECESSIDADES:
Paçoca - Pé de moleque - Doce de amendoim e abóbora - Maria mole suspiro - Balas sortidas - Pirulitos - 55 kilos de Açúcar cristal para algodão doce - Pipoca doce - Espeto para algodão doce (500 unidades) - Tecidos , retalhos , lençol branco - Livros infantil - Brinquedos - Embalagem para doces e brinquedos - Copo descartável - Água.
Caso gentilmente aceite nosso convide e
queira realizar essa parceria entre em contato:
11 3906-6081 - Raquel
11 2307-4798 – Juliana
11 3906-0348-Cláudio Santista
11 6389-4095- Divino.
11 9169-9690 Vagner
11 3922-8593 Sidnei/Samanta
Ou pelo email:
elodacorrente@hotmail.com
Atenciosamente,
Sarau Elo da Corrente
Coletivo Cultural de Mulheres Negras “Esperança Garcia”
Rádio Comunitária Urbanos FM
Coletivo Cultural Poesia na Brasa
Esse final de semana o corre vai ser bem louco, mai uma vez, no sábado teremos nosso encontro no terreiro da palavra do Sarau da Brasa, comungando a palavra, fortalecendo as amizades e nos emocionando a cada poesia e no domingo o bonde vai para Cidade Ademar, somar na festa de um ano da galera. Mais uma quebrada mostrando a força das palavras. Sarau da Ademar um ano de existência e resistência, sem perder a beleza e a alegria. Parabéns a todos (as) pelo trabalho, tamu junto. Axé




















