terça-feira, 5 de junho de 2012

(R) EXISTÊNCIA


Salve povo

Aos promover saraus, onde é permitido ao povo a livre expressão, estamos tentando retirar as mordaças colocadas em nossa bocas e mentes, ao longo dos anos. Nos nossos espaços assistimos nossos vídeos, lançamos nossos livros, assistimos  nossas peças de teatro, apreciamos nossas fotografias e fazemos nossas assembleias para discutirmos assuntos de nosso interesse. Isso faz com que sejamos mais do que um espaço de expressão artística, mas sim um espaço de resistência política, pois essas possibilidades todas sempre nos foram negadas e hoje, em um ato de desobediência ao que nos é imposto, propomos novas formas de organização e intervenção política.

E eis que o Estado reage, tentando acabar com nossas organizações e expressões. Nada mais natural, se considerarmos que estamos lidando com um Estado burguês, machista e racista e que de forma alguma pode permitir que pobres, negros e mulheres possam ter a chance de criarem novas formas de sociabilização.

Por isso entendemos que as multas aplicadas aos vários saraus das periferias de São Paulo, entre eles, Sarau Elo da Corrente, Sarau da Brasa e Sarau do Binho nada tem a ver com burocracias, alvarás, entre outros documentos. Mas sim, um ataque sobre nossas organizações, pois o Estado já entendeu a força política do nosso movimento.

O Bar do Carlita, onde acontece o Sarau Poesia na Brasa, além de estar sendo multado por conta de alvará, também esta dentro da rota de construção da nova linha do metrô e junto com outras casas e as famílias, esta prestes a ser removido daquela região.

Agora é um momento de pensarmos coletivamente nossas próximas ações. Ter a calma necessária para enxergarmos nossos aliados, considerando o trabalho que vem sendo feito ao longo dos últimos anos e não permitir que oportunistas de última hora venham se posicionar com atitudes precipitadas e irresponsáveis. Fiquemos atentos.
O Coletivo Cultural Poesia na Brasa manifesta aqui todo o seu apoio ao Sarau do Binho e também a tod@s que trabalham diariamente pela transformação social em nossas quebradas e por hora, junto com @s parceir@s, estamos organizando as próximas ações.