quarta-feira, 26 de junho de 2013

MANIFESTAÇÃO - BRASILÂNDIA - 19.06.2013

Aproximadamente 500 pessoas compareceram na manifestação no bairro de Vila Brasilândia dia 19.06.2013. A manifestação se deu pelas condições de vida da população do bairro. O motivo da saída da população às ruas não foi única e exclusivamente para reivindicar o aumento das tarifas de ônibus e metrô, os moradores articularam-se para reivindicar melhores condições como: saúde pública, Educação, a truculência da policia não somente nas periferias, mas sim, na sociedade. 
Desde o início das chamadas para a manifestação ficou evidente a preocupação de ser uma saída pacifica, porém sabíamos que incidentes como saqueamentos e violência poderiam ocorrer, assim como ocorreram. Não somos a favor da violência, mas também não queremos julgar a atitude de uma parte de pessoas que foram se manifestar de outra forma, forma esta que não estava ligada a maior parte dos manifestantes. Os saqueamentos e quebra-quebra pode ser visto como um reflexo da sociedade, 365 dias a televisão, as grandes redes de comunicação entopem nossos pares ao consumo, quando aparece a oportunidade de ter o que a renda não permite, alguns vão para o arrebento, mais uma vez não concordamos que nossos pares peguem o que não são de pertence deles, mas não queremos julgar a maneira com que os mesmos utilizaram-se para capturar o que almejavam. Não podemos nos esquecer que a violência a nós e aos nossos da periferia é cotidiana e quando há possibilidade de se soltar cada um a faz da maneira considera ideal.
Na manifestação havia alunos, professores, velhos, adolescentes, militantes, faixas, bandeiras,  moradores da Brasilândia e de outros bairros da região.
A caminhada não foi até a loja Esperança na Av. Itaberaba, tinha acabado de se encerrar quando os saques no supermercado Dia iniciaram-se, o rapaz que infelizmente faleceu no córrego próximo a padaria pretinha caiu no mesmo e nada teve a ver com a manifestação, repetindo que a manifestação acabou antes mesmo de chegarmos ao supermercado Dia. 
Lamentamos pelos saqueamentos e a morte do rapaz, que nada teve a ver com a manifestação, e agradecemos aos que foram se manifestar contra as impurezas e descasos com nosso bairro e Estado, assim como o Brasil, principalmente nas periferias. 
Nos próximos dois saraus debateremos também as questões das bandeiras, da presença do carro de som, do significado de parte da população do bairro ter ido para às rua e muitas outras coisas.

Fotos: Clayton João.








Vídeo para quem quiser acompanhar mais como foi.






Nenhum comentário: