domingo, 19 de junho de 2011

Sarau Poesia na Brasa, espaço de formação, debate e transformação.



Foi com esse “espirito” que iniciamos o Sarau Poesia na Brasa no último sábado, dia 18 de junho. Nesse encontro recebemos @s irm@s do Ciclo Contínuo, com o projeto “Ciclo Contínuo de Literaturas”. O Ciclo Contínuo pretende realizar um série de debates em torno do tema literatura e a lei 10639/03, e para esse primeiro encontro foram convidadas algumas irmãs, (Fernanda R. de Miranda – Mestranda em Literaturas Comparadas de Língua Portuguesa/USP, Ana Cristina Cruz – Doutoranda em Educação/UFSCAR e Elis Regina F. do Vale – Mestranda em Educação/USP) que trazem em suas pesquisas discussões ligadas ao tema proposto para o encontro.


A conversa foi prazerosa, as irmãs falaram um pouco de suas pesquisas e de suas experiências dentro do ambiente escolar, na tentativa de fazer valer a lei 10639/03. Alguns outros pontos apareceram com o movimento da conversa, como por exemplo a questão das cotas para negros nas universidades, entre outros, tão ou mais polêmicos que esse. No inicio a maioria d@s irm@s pareciam um pouco sem jeito de entrar na roda, afinal não é todo dia que vemos uma conversa com tema central tão complexo como esse, acontecer dentro de um bar na Vila Brasilândia, mas aos poucos tod@s foram liberando suas ideias para entrarem no giro criativo, se deixando contagiar pela “palavração” presente no lugar e ao final o sentimento presente era o de querer falar e ouvir mais.


Ficamos felizes com o giro da palavra, o Coletivo Cultural Poesia na Brasa desde o inicio dos seus trabalhos, tem a intenção de incitar a reflexão e fomentar a construção coletiva do conhecimento no bairro de Vila Brasilândia e poder receber um encontro como esse em nosso terreiro é motivo de grande satisfação e materialização de trabalhos. Agradecemos ao Ciclo Contínuo pela parceria e fortalecimento, também agradecemos a tod@s presentes. Axé.





























































































Nenhum comentário: