quinta-feira, 25 de março de 2010

INFORMAÇÃO

Salve guerreiragem que acompanha esse blog, estão abertas as inscrições para alguns editais do Ministério da Cultura – MINC, que podem auxiliar na estruturação das ações que estão acontecendo nas nossas quebradas. Abaixo, segue um pequeno resumos de alguns deles, maiores informações e os editais na integra vocês encontram nesse endereço: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/editais-ministerio-da-cultura/ vamos chegar nas disputas, pois como todos sabem, essa grana é grana de impostos, logo, também é nossa. Axé pra nóis.

Prêmio VivaLeitura - 2010

Inscrições até 02 de julho

Valorizando a leitura

Desde 2006, a Fundação Santillana patrocina e executa o Prêmio VivaLeitura, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério da Cultura (MinC) e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Trata-se de uma iniciativa de incentivo e fomento à leitura que conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL).

Nas três primeiras edições, o prêmio contabilizou mais de sete mil projetos inscritos, que concorreram em três categorias: Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; Escolas públicas e privadas; e Pessoas físicas, universidades, faculdades e instituições.

O Prêmio VivaLeitura integra a filosofia da Fundação Santillana, cuja trajetória sempre foi a de apoiar experimentos inovadores na educação e na cultura.

A duração inicial prevista para o Prêmio VivaLeitura será de dez anos (2006-2016). O sucesso da premiação levou à ampliação de sua base geográfica para outros países da América Latina. A Argentina, por exemplo, já teve uma primeira edição.

Prêmio Roquette-Pinto - I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos - 2010

Inscrições até 14 de maio

Concurso inédito estará premiando a produção de obras para rádio em quatro gêneros: rádio-documentário, rádio-dramaturgia, programas infanto-juvenis e rádio-arte.

A Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB) abre inscrições a partir do dia 01 de abril para o Prêmio Roquette-Pinto - I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos. A iniciativa é realizada pela primeira vez no país e conta com a parceria do Ministério da Cultura, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura e com patrocínio da PETROBRAS. O concurso tem como objetivo apoiar a produção independente de obras radiofônicas e estimular a diversidade regional na produção de programas de rádio. A Comissão de Seleção será composta por 8 (oito) membros e constituída por especialistas na atividade radiofônica, designados pela ARPUB e pelo Ministério da Cultura.

Prêmio Areté - Apoio a Eventos Culturais em Rede

Inscrições até 10 de abril

O objetivo do Prêmio Areté - Apoio a Eventos Culturais em Rede é incentivar a troca de saberes em seminários e oficinas, celebração de festividades, mostras de poesia, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, circo, capoeira e música, além de viabilização de shows, feiras e exposições.

Prêmio Economia Viva - 2010

Inscrições até 10 de abril

A Ação Economia Viva do Programa Cultura Viva objetiva incentivar e possibilitar a articulação de elos de sistemas produtivos do âmbito cultural, em suas mais diversas vertentes artísticas. A Cultura, nessa ação, é entendida como vetor de geração de renda e representa um dos passos fundamentais na busca por autonomia financeira de grupos, pessoas e dos próprios espaços de efervescência cultural. O caráter social aplicado à economia, nessa ação é uma opção pela economia colaborativa, justa e sustentável.

A finalidade maior deste edital é premiar a experimentação nas formas de geração de renda e na sustentabilidade sócio-econômica de grupos e organizações que se expressam através das diversas linguagens artísticas. O edital contemplará ações, práticas e modelos de negócios que promovam articulação em rede, a colaboração, o crescimento sustentável e o comércio justo.

Nenhum comentário: