sexta-feira, 31 de outubro de 2008

SARAU POESIA NA BRASA, UM MANIFESTO DA PERIFERIA


Mais uma noite de alegria, gente nova chegando e nos contemplando com suas poesias, palavras sábias de gente batalhadora da nossa periferia. É o Sarau da Brasa na sua 9ª edição caminhando sempre com o objetivo de icentivar a cultura periférica, abrindo as portas para o questionamento e a reflexão. Cada Sarau é especial e este não poderia ser diferente, temos conosco sempre os irmãos do Elo da Corrente, a família, os amigos que marcam presença e todos aqueles que timidamente vão chegando, chegando e ficando...como o Antonio, morador da Brasilândia há mais de 40 anos, que não resistiu, entrou no bar e se emocionou com as poesias recitadas deixando seu recado e nos lembrando mais uma vez da importância de um movimento como este em mais um canto da periferia.
O Sarau continua se enraizando periferia a dentro, o boca a boca vem funcionando bem e desta vez nos trouxe irmãos e irmãs de outros bairros vizinhos: Guarani e Terezinha.
Esse é o nosso intuito nos unir contra uma guerra injusta que não nos deixa vencer.

É isso aí, dia 08 de Novembro tem mais...

Teremos o lançamento do livro "Duas Gerações Sobrevivendo no Gueto" das autoras Soninha M.A.Z.O e Raquel Almeida guerreiras do Elo da Corrente de Pirituba. Pessoas como nós sempre na correria fortalecendo a voz da periferia... é só chegar e somar, valorizando um trampo que vem a tona enfrentando as dificuldades impostas para a publicação da nossa arte...Vale a pena prestigiar ! ! !

E dia 19 de novembro às 19h30 a ESCOLA PROF. RENATO DE ARRUDA PENTEADO, localizada na RUA FLORIANO DA COSTA BARROSO Nº10, JARDIM CARUMBÉ Z/N, convida o Sarau da Brasa e todos que queiram participar para a 1ª mostra de cultura e habilidades artísticas dos moradores da região, destacando a Cultura Negra e Periférica, é mais um evento rolando na quebrada.
É a manifestasção de um povo que não se deixa calar.

TUDO PODE NO SARAU DA BRASA ! ! !

GUERREIROS DESDE PEQUENOS...
GUERREIROS ATÉ O FIM


A BRASA ATENDENDO AO CHAMADO DO SARAU


EDER SEMPRE PRESENTE, CONTRIBUINBO COM SUAS PALAVRAS


PRESENÇA ILUSTRE ! ANTONIO MORADOR DA BRASA


OS IRMÃOS QUE SOMAM PELA 1º VEZ COM O SARAU
GRACILIANO


DIMAS


ISRAEL


SURPRESA BOA ! ! ! FELIPE, SANGUE NOVO NO SARAU


Hino Racional

Ouviram do Ipiranga uma voz desesperada, de um louco, herói ou bandido, o seu brado redundante e ao som da liberdade em um tom fúlgido gritou, no céu da pátria se fez a luz nesse instante: - Se o senhor da desigualdade conseguimos desvendar com a mente forte, eu receio.
Minha verdade desafie a nossa vida a própria sorte.
Ó Patria amada, idolatrada, salve, salve os nossos filhos estão caídos na calçada.
Brasil um sonho intenso de amor e esperança a terra carece, só em que seu chistoso céu só o ímpio se resplandece, gigante pela própria avareza, és bela esnobe e contra a natureza. Dos filhos deste solo és mãe que ninguém viu, que mãe adorada é essa que abandona seus filhos no meio-fio, e deitados eternamente em coma profundo, desfiguram o Brasil rebolam ao som do fim do mundo, quer terra mais antiga.
Seus risonhos lindos campos são urtigas os nossos bosques avenidas e as nossas vidas reflexo dessas dores.
Ó Pátria amada, idolatrada, salve, salve a Amazônia está sendo devastada.
Brasil o seu amor é só um símbolo, e este lábaro que ostentas é figurado “Que prendam este louco em uma câmara”, e façam do futuro o que fizeram do passado. Mas se ergues a justiça e os olhos com a voz forte, que um verdadeiro filho teu não foge a luta, nem teme quem te explora a própria morte, nem vive os seus dias só contando com a sorte.

MAIS UMA NOITE LOUCA NA BRASA ! ! !

NOVAMENTE A GALERA SE REUNIU

VAGNER E O MANIFESTO


FRANCIELLY RECITANDO E MAICON BATUCANDO


FÊ DESSA VEZ SEM VIOLÃO


GRANDE CARDOSO, CONFRATERNIZANDO COM A GALERA


MAIS UMA VEZ LOTADO...


A GALERA OCUPANDO TODOS OS ESPAÇOS


QUEM QUISER SOMAR É SÓ CHEGAR

TEM ESPAÇO PARA TODOS QUE QUEREM COMUNGAR DA PALAVRA


LADO DIREITO


LADO ESQUERDO


SAMANTA

DIEGO

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A BRASA PEGA FOGO EM UM DIA DE CHUVA

Começou com uma noite tensa, o Poeta da noite Claudeni dos Santos que estava lançando seu livro acabou se atrasando devido à chuva, os Poetas da Brasa já se preparavam para o improviso, mas então ele chegou, para mais um dia que entrou para história da nossa querida Brasilândia, noite de emoções fortes poemas, textos e contos sinceros, singelos e emocionantes, Claudeni era o nome da noite vindo da Zona Oeste, do Jardim Monte Alegre, do Sarau Elo da Corrente direto para o calor da Brasa, recitou, representou e conquistou a todos nós, agora é mais um que em uma noite de poesia ganhou a todos nós poetas, não poetas, ouvintes e meros degustadores dos líquidos apreciados em bares, porém a noite não parou por ai, fomos surpreendidos por pessoas que tornam o Sarau o que ele é, Sonia e Marcão cantaram e tocaram a música de sua época, que ouvida no sarau mais parecia composta para aquele momento (clique no quadro do you tube ao lado para assistir ficou muito louco), nossa querida amiga Bel que já havia nos emocionado ao aparecer na edição anterior com o filhinho Julian e o Marido Julio compareceu novamente e ainda nos disse, que foi embora do último querendo ouvir mais poesias e dessa vez para se prevenir levaria um livro do Claudeni para matar a vontade de escutar poesias em casa, o detalhe é que este foi o primeiro livro que ela comprou, e ainda tivemos a oportunidade de ver um velho camarada que já esteve junto em várias outras correrias ser presenteado com a Antologia do Elo da Corrente e se emocionar e nos emocionar a agradecer o carinho que temos por ele, enfim a Brasa é notada, a Brasa se destaca e a Brasa se rebela e quem ganha com isso somos todos nós moradores periféricos, que para sermos ouvidos tivermos que gritar e gritar muito alto mesmo, um Grande Salve a Todos e dia 25 de Outubro tem mais.

SARAU POESIA NA BRASA NA CASA DE CULTURA SALVADOR LIGABUE


O que dizer de um dia que não saiu como planejado, se bem que não tinhámos nada planejado, eramos convidados e assim fomos, com muita dor no coração por deixar de somar juntos com os irmãos do Elo, lançamento do cd de Assis Angelo, que preferiu se apegar aos nossos textos e digamos de uma forma nada educada ao invés de falar de seu trabalho com o cd, porém percebemos que sempre podemos tirar lições das coisas e dessa vez o que podemos notar com toda discussão que rolou na Casa de Cultura é que estamos prontos para fazer a Elite Temer e Tremer.

CASA CHEIA

AS PESSOAS ATENTAS

ACOMPANHANDO O RITMO QUE ANDAVA O SARAU

O SILÊNCIO ERA ABSOLUTO, SÓ A VOZ DO POETA QUE ECOAVA

TODOS QUERIAM OUVIR O PRÓXIMO VERSO

LÁ FORA A CHUVA CAIA, MAS NÃO IMPEDIA NINGUÉM QUE QUISESSE CHEGAR

TODOS QUERIAM OUVIR CLAUDENI DOS SANTOS

O POETA DA NOITE
E SUAS CRIAS, SEUS LIVROS

terça-feira, 21 de outubro de 2008

E O SARAU SÓ TINHA COMEÇADO

E ALLAN E AMAURI JÁ BATUCAVAM

RAQUEL COM AJUDA DE AMAURI NOS PRESENTEOU COM MÃE ÁFRICA

ATABAQUE E SURDO CONVIDAM OS POETAS A COMUNGAR DA PALAVRA

A GALERA REFORÇANDO O CORO

SONIA E MARCÃO FAZENDO ARTE BONITA

SEU JOÃO SEMPRE MANDANDO BEM

SIDNEI E AMAURI NEGRITUDE INDIGNADA

TAÍS E O MANIFESTO DA BRASA

VAGNER E A REVOLTA QUE JORRA DAS VEIAS

WALTER VINDO DE TAIPAS PRA SOMAR COM NÓS

E MAIS POETAS QUE TRANSFORMAM O SARAU EM UM GRITO DE RESITÊNCIA

MICHEL IRMÃO DO ELO DA CORRENTE
NENO EM MAIS UMA NOITE INSPIRADA

RAFAEL SEMPRE JUNTO RECITANDO DRUMMOND

MAIS UMA VEZ RAQUEL

SAMANTA E SUAS PALAVRAS QUE FEREM

AMAURI FINALMENTE ESCREVENDO

BÁRBARA QUE NOS MOSTROU A IMPORTÂNCIA DO SARAU

DIEGO QUE DISPENSA COMENTÁRIOS

ELIANE COMO SEMPRE COM PALAVRAS MARCANTES

HEITOR 1º VEZ NO SARAU DA BRASA, VINDO DE PIRITUBA E REPRESENTANDO