quarta-feira, 29 de setembro de 2010
LANÇAMENTO NO SARAU RAP
2ª Festa dos Ibejis
2ª Festa dos Ibejis - Homenagem ao Dia das Crianças - 12/10 - Pirituba
No ano de 2009, os Coletivos Elo da Corrente, Poesia na Brasa e Esperança Garcia, organizamos a 1ª Festa do Ibejis - Homenagem ao dia das Crianças no Jardim Monte Alegre em Pirituba. Contamos com a ajuda de amigos e coletivos parceiros e conseguimos distribuir mais de 500 kits com doces e revista em quadrinhos. E novamente é com grande alegria que divulgamos o convite para sua participação na nossa 2ª Festa dos Ibejis- Homenagem ao Dia das Crianças em Pirituba no próximo dia 12/10/2010. A idéia de organizar essa festa surgiu entre os participantes dos coletivos culturais que atuam artisticamente na região de Pirituba e Brasilândia e foi realizada com o apoio de outros grupos e pessoas da cidade. O objetivo foi o de aproximar as crianças que moram próximas ao local onde acontecem os saraus literários, com a cultura afro-brasileira de maneira lúdica. Por meio de contação de histórias, peças teatrais e livros de literatura. Compreendemos que desta maneira estamos contribuindo para a desmistificação de imaginários negativos com relação a está cultura. No ano passado contamos com a participação de mais de 500 crianças e foram distribuídos kits contendo livros e doces, durante o evento. Para este ano pretendemos atingir esta mesma marca e, por sermos grupos que se organizam de maneira independente precisamos de doações. Os materiais doados (doces e brinquedos) serão organizados em kits para serem distribuídos durante o evento. Com o objetivo de trazer para a ciranda a arte dos nossos encantados estaremos realizando rodas de poesias, apresentação de teatro, música e contação de histórias. Todas as temáticas serão voltadas para o universo infantil, com o intuito de estimular a criança a colocar em prática seu lado criativo.
Nossas necessidades são:
Paçoca
Pé de moleque
Doce de amendoim, abóbora, Maria mole suspiro,
Balas sortidas
Pirulitos
Pipoca doce
Tecidos , retalhos , lençol branco
Livros infantis
Brinquedos
Embalagem para doces e brinquedos
Copo descartável
Água
Caso tenha interesse em participar segue nossos contatos:
Emails:
elodacorrente@hotmail.com
esperancagarcia@gmail.com
brasasarau@yahoo.com.br
3906-6081 - Raquel e Michel
3976-3544/9317-4798 -Juliana Balduino
6389-4095- Divino.
3121-3457 – Sidnei/Samanta
9169-9690 - Vagner
terça-feira, 28 de setembro de 2010
FAVELA REAL PARQUE
CineBrasa - Resistência
Todo início de projeto, que qualquer grupo propõe desenvolver dentro de suas quebradas, encontra mais problemas do que se gostaria, mais pessoas para dizerem que aquilo não vai dar certo, do que pessoas para ajudar. Sempre vai haver alguém bêbado, que no auge de sua alucinação vai achar que é dono da rua, do escadão ou até mesmo do bairro todo. A maioria das pessoas, mesmo que seja para participar das ações, como espectadoras, demoram para chegar e manter uma freqüência nos encontros. Mas mesmo com todas essas questões, nós do Coletivo Cultural Poesia na Brasa, assim como vários outros grupos e pessoas, não desistimos de tentar transformar os lugares onde vivemos em lugares melhores, e não desistimos não é por conta daquela história de sermos brasileiros e não desistirmos nunca, mas sim, por que os lugares onde moramos estão repletos de problemas e nós cansamos de só reclamar, resolvemos tentar alterar algumas coisas. Nesse sentido a dois anos e meio fazemos o Sarau Poesia na Brasa e a três meses, em parceria com Comunidade Cultural Quilombaque e com o Projeto Espremedor, estamos fazendo sessões de cinema no escadão, sessões chamadas de CineBrasa. E nesse último sábado rolou mais uma edição com o filme “O Contador de Histórias”. O público ainda era pequeno, porém atento e com certeza nós saímos de mais essa batalha com a certeza de que devemos continuar lutando, disputando com os grande meios de desinformação a atenção dos nossos vizinhos, como os quais tentamos incansavelmente estabelecer um diálogo para juntos construirmos uma Brasilândia melhor. Parabéns a todos e todas que mais uma vez insistiram em se manter de pé. Axé pra nóis.
GOG NO SARAU ELO DA CORRENTE
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
SARAU POESIA NA BRASA
No último sábado dia 18 de setembro, mais uma vez a Brasilândia abriu espaço para para a comunhão da palavra, numa noite de temperatura baixa, o Bar do Carlita foi aquecido com mais uma edição do Sarau Poesia na Brasa. Como sempre os frequentadores foram chegando de mansinho e em pouco tempo os “Tambores da Brasa” cumpriu seu papel de chamar quem mora longe, e o povo de longe chegou. Tinha gente do Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Guarulhos, Suzano e é claro, o povo da Brasilândia, que como sempre marcou presença. Todos os encontros do Sarau Poesia na Brasa são especiais, porém quando acontece o lançamento de livro de algum morador de qualquer periferia desse imenso Brasil na nossa casa, é como se fortificasse ainda mais a nossa caminhada, e dessa vez não tivemos somente um livro sendo lançado, mas sim dois, “Peripecias de Minha Infância” e “Estação Terminal” do nosso parceiro Sacolinha. Mais uma vez a palavra se fez soberana e assim podemos continuar com nossa caminhada, estimulando a leitura e a expressão dos periféricos. Dia 02 de outubro tem mais. Axé.
Fotos: Sônia Bischaim