quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

SALVE


Muita luta, conquistas, algumas quedas e assim se fez mais um ano de movimento. Esperamos que de alguma forma termos contribuído para a melhora de nossas quebradas. Foram debates, filmes, saraus, exposições, teatro, shows e muitas outras coisas, feitas com todo amor e ódio que nós sabemos ter. Mas agora iremos dar uma parada com o sarau no mês de janeiro, voltaremos no dia seis de fevereiro, mas não pensem que estaremos parados, só vamos dar um tempo para articular as atividades para o ano que vem. Tentaremos novamente um projeto no Programa VAI, estamos estreitando algumas mandingas com a Comunidade Cultural Quilombaque, o trampo vai ser fortalecido cada vez mais com o Projeto Espremedor, vai rolar umas traquinagens com os guerreiros e guerreiras da Edições Toró e do Elo da Corrente e muitas outras idéias serão colocadas em prática. Obrigado a todo mundo que somou. Axé

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O último sarau de 2009

Começamos com um amplificador e um microfone remendado no durex. Fomos resistindo mês a mês, perdemos o local onde iniciamos o sarau em 2008, mas ganhamos outro parceiro, o Carlita dono do bar que estamos agora. Fomos contemplados com o projeto VAI (Valorização de Iniciativas Culturais). Completamos 1 ano de trabalho em 07/2009 e com os pés no chão não limitamos nossas ações, sonhos e o objetivo principal que é trabalhar com a literatura, a palavra nas periferias. Como? No sarau, nas escolas, publicando os nossos livros, na Febem ou Fundação casa, promovendo debates, discussões sobre a própria literatura e a mulher nos movimentos culturais. Sabemos que há muito trabalho e poucas pessoas para desenvolver, no entanto, os coletivos que somaram este ano, trouxeram além da energia positiva, muitos braços, mãos e cabeças que fortaleceram a nossa caminhada desde o início. Muitos disseram que a atitude do coletivo era um sonho bobo, sem retorno significativo à comunidade e que o próprio sarau não resistiria por muito tempo. O que esqueceram de avaliar é que com a frustração nós já nascemos, então, sempre esperamos que vá dar certo, se acontecer o inverso, tentamos novamente e sempre. A correria não para, enquanto você lê muitos se perdem na contramão da vida, necessidade, condição ou raiva mesmo desse sistema de repressão aos muitos e fracos marginalizados. Se vamos mudar o mundo? Claro que não, mas podemos deixar o cotidiano um pouco mais bagunçado, no terreiro da palavra, abrimos reflexões, posições, buscando que cada um desenvolva a sua autonomia, o espaço é aberto, expressão sem medo de não ser respeitado.
Encerramos com o último sarau do ano, cansados, mas com sorriso nos lábios, aqueles que não pegavam na caneta estão escrevendo, lendo, se informando, armando o argumento do questionamento.
Ano que vem, mais trampo mais correria, o tempo a gente arruma, na determinação, necessidade de melhora da nossa quebrada, nossa morada.
Sem palavras para agradecer todos que estiveram conosco nessa caminhada.

Muita Paz e Saúde!

Que este ano que chega seja de luz, muita luz nas nossas caminhadas.

Coletivo Cultural Poesia na Brasa

Kolombolo Diá Piratininga

MPR - Skol e Vibox


Lado de fora do bar



Lançamento Negrafias


Raquel e Yakini - Elo-da-Corrente



Lid´s - Sarau da Ademar



Dan emociona com sua linda canção
O tambor manda chamar ...

Os poetas

Só sorrisos

Sonia representa na exposição de fotografia


Um pouco da exposição


Dentro do bar


A família
Calor humano, intensidade precisa e necessária

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Festa dos Coletivos no C.I.C.A.S

É com muito prazer e honra que participamos da FESTA DOS COLETIVOS que acontece esse final de semana no Cicas (Centro Independente de Cultura Alternativa e Social).
Confraternização para fecharmos o ano unidos e agradecidos, por todos que fortificaram e multiplicaram na luta, nas correrias e nos movimentos na sua quebrada.
Pro ano que vem surgiram mais desafios, trabalhos, idéias novas, sonhos pra realizar, com o nosso fortalecimento ficamos mais fortes e a correnteza que tenta nos impedir ficará mais suave, branda, porque nós deixaremos assim.
Muita Paz pra todas as quebradas e um ótimo ano pra todos nós!
Agradecemos: Elo da Corrente, Projeto Espremedor, Cicas, Comunidade Cultural Quilombaque, Literatura Suburbana, Regicídas, Sinfonia de Cães,
e muitos outros que virão.



Último Sarau do Ano na Brasa

Sarau da Brasa vai fechar com chave de ouro!
Neste sábado vamos iniciar às 19h.
Apresentação do Versus, um Rap meio Mpb ao som do violão com Beat Box
som de qualidade produzindo pela nossa gente.
Exposição de Fotografia da Sonia Regina Bischain, REINVENTANDO CORES
e o Lançamento da Antologia Negrafias 02 que tem um poeta
da nossa quebrada Felipe Augusto.
A noite do sarau será guiada pelo som dos tambores e das nossas palavras
derrubando a mesmice e criando novos caminhos de luz.
Até sábado!

Domingo - Sarau da Ademar

Domingão, aquele tempinho, nem frio, nem calor. Não desanimamos, pegamos o bonde para o Sarau da Ademar,zona sul. Chegando lá percebemos que estavamos em casa, terreiro da palavra iluminado, os poetas armados com as letras, música e até teatro. Espaço gostoso, com certeza, um bom lugar. Este foi o último sarau do ano e deu gostinho de quero mais.
Parabéns pela resistência e todo trabalho desenvolvido pelas meninas da Ademar.
Um ótimo ano pra nós!













O Gato da Beira do Rio

Neste sábado fomos apreciar um trabalho que o Divino desenvolveu com as crianças que frequentam e participam das atividades no CTN (Centro de Tradições Nordestinas). O resultado foi maravilhoso, as crianças afinadas no texto deram também um show na interpretação. Este conto é do Michel Yakini - Elo-da-Corrente. Além de ser tema atual, pois fala do meio ambiente, o conto traz outras discussões: saneamento básico, o porque de um córrego poluido, tudo esclarecido por um gato muito sábio que fala com a criança.
Parabéns atrizes, Divino, Michel e todos que participaram da construção.






segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Sarau da Ademar Convida a todos!!!

Para participar do nosso Ultimo Sarau do Ano!!!
Um Sarau com o tema É Samba
Regado a um bom churrasco.
Dia 13/12 as 18hs No Nakasabar - Rua Publio Pimentel, 65
"E festa na favela" Como canta nosso Amigo Wesley

Lançamento Antologia Negrafias 02

Neste mês de dezembro, o projeto editorial CicloContínuo promove o lançamento da Antologia Negrafias 02 - Literatura e Identidade (org. Marciano Ventura). O primeiro volume de Negrafias foi editado em novembro de 2008 a partir do término da série de atividades denominadas “Os Novos Griots” realizados no bairro de Cidade Tiradentes. Tais atividades tinham como objetivo reunir curiosos de vários gêneros artísticos em torno das produções culturais negras, dentre elas as literaturas negras e afro-brasileiras.A obra reuniu 14 autores com textos literários diversos, dedicado ao centenário do nascimento de Solano Trindade (1908 – 1974).O segundo volume é composto por 17 autores, evidenciando a riqueza e complexidade do mundo negro trazendo textos em diferentes gêneros, como: conto, poesia, teatro e ilustrações.Negrafias 02 é carinhosamente dedicado a duas importantes lideranças comunitárias e religiosas do bairro Cidade Tiradentes: Yá Silvia de Oyá e Edu Oju Obá. Os autores que fazem parte da Antologia são:Akins Kintê, André L. Patrício, Elizandra de Souza, Felipe Augusto, Gildean Silva Panikinho, Giovanni di Ganzá, Lourenço Cardoso, Marcelo Mafra, Marciano Ventura, Marcio Folha, Michel Yakini, Miguel, Oubi Inaê Kibuko, Pilar Ferreira, Raquel Almeida, Rinaldo Teixeira, Samantha Pilar.Serão realizados quatro lançamentos durante o mês de dezembro, onde haverá festas, sorteios de livro e literaturas mil.
Agende-se e venha compartilhar conosco mais esse rebento!

Dia 10/12 (quinta – feira) – 19:30 horas

Sarau Elo da Corrente - Bar do Santista - R. Jurubin, 788-A. Pirituba.Entrada Franca.



Dia 12/12 (sábado) – 14:00 horas

CrespoSimGaleria Presidente – R. 24 de Maio, 116. Loja 13 térreo.Apresentação musical de Giovanni di Ganzáe discotecagem com DJ Guinho e convidados.Entrada Franca.



Dia 18/12 (sexta-feira) – 21:00 horas

USP - CRUSP (Conj. Residencial USP)R. Prof. Melo Moraes, trav. 08 – Cid. Universitária/ButantãEntrada Franca. (11) 3091- 3255


Dia 19/12 (sábado) – 19:00 horas

Sarau Poesia na Brasa - Bar do Carlita - R. Prof. Viveiros Raposo, 234. Abertura do Sarau "VERSUS" com Skoll e Vibox. Brasilândia..Entrada Franca. (11) 3922-8593 brasasarau@yahoo.com.br

VIVA NOSSA RESISTÊNCIA

Saudações.
No último dia 05/12 rolou o nosso penúltimo Sarau do ano. Poucas pessoas compareceram, porém a troca de idéias foi imensa, tivemos mais tempo para compartilhar nossa felicidade, nossas angústias e como sempre nossa palavra. Chegamos a conclusão de que momentos em que o sarau tem poucas pessoas é de extrema importância para o nosso movimento, pois nesses momentos podemos nos ouvir mais, nos olharmos nos olhos, firmar o pé no chão para não esquecermos de como começamos esses sarau, refletir que mesmo tendo alguns momentos de trégua a guerra ainda continua e o barato continua louco. Não que quando o bar esteja lotado também não seja de grande importância, porém nesses dias de muita aglomeração, algumas pessoas acabam confundindo o sarau com uma balada, e essa não é nossa proposta. Estamos ali para compartilhar a palavra, estimular que nossa comunidade tome a leitura como um hábito, que periferia se expresse, que a comunidade aprenda a ouvir a própria comunidade e com certeza, para termos bons momentos de convivência fortalecendo o sentido da palavra comunidade, mas não confundam isso com balada. E assim mantemos o movimento em movimento. Axé.