terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ENCONTRO DE SARAUS NO SARAU BEM BLACK
SALVADOR - BA

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Saudações.

Depois de um mês de descanso, e trabalhos de bastidores o Coletivo Cultural Poesia na Brasa anuncia o retorno de suas atividades.

Para começar esse novo ano, dia 25 de janeiro, iremos comungar da palavra em Salvador – BA, no Sarau Bem Black. Lá participaremos de um encontro de Saraus, com as presenças confirmadas do Sarau Bem Legal (BA), Sarau Elo da Corrente (SP), Sarau da Mata (BA), Sarau Da Onça (BA), Sarau da Brasa (SP) e é claro todo o povo do Sarau Bem Black (BA)

De Salvador o bonde segue, junto com nossos irmãos e irmãs do Elo da Corrente e do Projeto Espremedor, para Chorrochó – BA, terra de João do Nascimento e José Correa. Por lá nos dias 26,27 e 28 de janeiro vai rolar o Sarau Elo em Brasa, durante a Festa do Senhor do Bonfim.

No dia 03 de fevereiro faremos no Sarau D’Quilo – Comunidade Cultural Quilombaque, o lançamento de todos os títulos lançados por nós (pelo menos os que ainda temos). A verba arrecada com a venda de livros será usada para contribuir no pagamento das contas da Comunidade Quilombaque.

Finalmente, dia 11 de fevereiro voltaremos com nosso Sarau Poesia na Brasa, no Bar do Carlita, Vila Brasilândia, como muita poesia, tambores e armados de muito sorriso e sonhos.

Paz pra quem for de paz, para os que não forem a guerra continua.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

BORA SEMEAR!!

Depois de quase 18 meses de planejamento e articulações, chegou a nossa hora, semear poesia mundo a fora.

Partiremos dia 25/01 rumo ao estado da Bahia, num bonde de 18 pessoas (Michel Yakini, Raquel Almeida, Divino Silva, Jú Balduino, Douglas Alves, Jandir Capoeira, Edu Godoy, Mareu Souza, João do Nascimento, Zé Correia, Clayton João, Vagner Souza, Sidney das Neves, Samanta Biotti, Chellmí, Sonia Bischain e Carolzinha Teixeira e Guma), reunindo os coletivos Sarau Elo da Corrente, Poesia na Brasa e Projeto Espremedor.

Vamos participar e realizar uma série de apresentações e intervenções pela Bahia nesse fim de mês.

Começamos dia 25/01, em uma parada obrigatória por Salvador, para somar em um evento especial do Sarau Bem Black, a convite do parceiro Nelson Maca (logo mais detalhes).

Nos dias 26, 27 e 28 estaremos em Chorrochó, no sertão baiano, cidade natal de João do Nascimento e Zé Correia, para participar com nossa roda de poesias, da tradicional Festa do Senhor do Bonfim, organizada há mais de cem anos na região, em frente a catedral erguida em homenagem à Antonio Conselheiro.

Sem dúvida, em termos de distância, quantidade de pessoas e tempo na estrada, essa é uma das mais importantes ações que estamos realizando nessa parceira Pirituba - Brasilândia, que tanto nos fortalece.

Em Chorrochó teremos ainda exposições e exibições de audio visual de Sonia Bischain e Guma, além deintervenções da artista plástica Carolzinha Teixeirapelas ruas da cidade.

Durante as noites de sarau em Chorrochó, faremos olançamento dos folhetos premiados "O Homem que viu o Cão" de João do Nascimento e "Saco Murcho e Outras Rimas Matutas" de Zé Correia.

Essa turnê poética foi articulada em parceria com:

Associação dos Vaqueiros de Chorrochó, em nome da presidente Adriana Menezes

Paróquia do Senhor do Bonfim - Chorrochó BA, em nome da representante Keila Belfort


Patrocinio:

Edital de Intercâmbio 2011

Ministério de Cultura - Secretaria de Fomento e Incentivo a Cultura

Produção:

Coletivo Literário Sarau Elo da Corrente

Coletivo Cultural Poesia na Brasa

Projeto Espremedor

AXÉ SEMPRE

BOA VIAGEM PRA GENTE

E MUITA POESIA EM NOSSOS DIAS!!!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

FESTIVAL MOINHO VIVO



PRETICES EM CENA

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

BORA LER?


Zenzele
Uma carta para minha filha (romance)
J.Nozipo Moraire
tradução: Joana Angélica D´Avila Melo
Mandarim/Siciliano,1997
227 paginas

Trecho do livro:

"Amar é um acontecimento bonito e misterioso, não deixe de vivê-lo. Não exagere nem na prudência nem na entrega. Muita gente raciocina com o coração e sente com a cabeça. Isso não é bom. O coração não conhece a lógica além da necessidade e do desejo; a cabeça não é dotada de sentidos, a não ser o senso do comum e do pragmático. Nem possui, francamente, alguma utilidade especial em matéria de amor."


A COR PÚRPURA - ALICE WALKER
258 PÁGINAS

Trecho do livro:

"Querido Deus,

Quando nossa nova mamãe tava duente eu pedi pra ele me pegar invés da Nettie. Mas ele só perguntou de que queu tava falando. Eu infiei no meu quarto e voltei usando rabo de cavalo, pena, e um par dos sapato de salto alto da nossa nova mamãe. Ele me bateu porque visti como vagabunda, mas fez comigo de toda maneira."




“Eu sou um homem ridículo. Agora eles me chamam de louco. Isso seria uma promoção, se eu não continuasse sendo para eles tão ridículo quanto antes. Mas agora já nem me zango, agora todos ele são queridos para mim e até quando riem de mim, aí é quem são ainda mais queridos. Eu também riria junto, não de mim mesmo, mas por amá-los se ao olhar para eles não ficasse tão triste. Triste porque eles não conhecem a verdade, e eu conheço a verdade. Ah, como é triste conhecer a verdade sozinho, a verdade! Mas eles não vão entender. Não, não vão entender.”

Trecho retirado do conto “O Sonho de um Homem Ridículo” de Fiódor Dostoiévki

BORA LER?