quarta-feira, 29 de setembro de 2010

LANÇAMENTO NO SARAU RAP

Encerrando a primeira parte dos corres com nosso sexto livro “Antologia Poesia na Brasa II”, vamos compartilhar mais essa conquista com o Sarau do Rap. Quinta feira, dia 30 na Ação Educativa às 19h00.

2ª Festa dos Ibejis



2ª Festa dos Ibejis - Homenagem ao Dia das Crianças - 12/10 - Pirituba

No ano de 2009, os Coletivos Elo da Corrente, Poesia na Brasa e Esperança Garcia, organizamos a 1ª Festa do Ibejis - Homenagem ao dia das Crianças no Jardim Monte Alegre em Pirituba. Contamos com a ajuda de amigos e coletivos parceiros e conseguimos distribuir mais de 500 kits com doces e revista em quadrinhos. E novamente é com grande alegria que divulgamos o convite para sua participação na nossa 2ª Festa dos Ibejis- Homenagem ao Dia das Crianças em Pirituba no próximo dia 12/10/2010. A idéia de organizar essa festa surgiu entre os participantes dos coletivos culturais que atuam artisticamente na região de Pirituba e Brasilândia e foi realizada com o apoio de outros grupos e pessoas da cidade. O objetivo foi o de aproximar as crianças que moram próximas ao local onde acontecem os saraus literários, com a cultura afro-brasileira de maneira lúdica. Por meio de contação de histórias, peças teatrais e livros de literatura. Compreendemos que desta maneira estamos contribuindo para a desmistificação de imaginários negativos com relação a está cultura. No ano passado contamos com a participação de mais de 500 crianças e foram distribuídos kits contendo livros e doces, durante o evento. Para este ano pretendemos atingir esta mesma marca e, por sermos grupos que se organizam de maneira independente precisamos de doações. Os materiais doados (doces e brinquedos) serão organizados em kits para serem distribuídos durante o evento. Com o objetivo de trazer para a ciranda a arte dos nossos encantados estaremos realizando rodas de poesias, apresentação de teatro, música e contação de histórias. Todas as temáticas serão voltadas para o universo infantil, com o intuito de estimular a criança a colocar em prática seu lado criativo.


Nossas necessidades são:
Paçoca
Pé de moleque
Doce de amendoim, abóbora, Maria mole suspiro,
Balas sortidas
Pirulitos
Pipoca doce
Tecidos , retalhos , lençol branco
Livros infantis
Brinquedos
Embalagem para doces e brinquedos
Copo descartável
Água
Caso tenha interesse em participar segue nossos contatos:
Emails:
elodacorrente@hotmail.com
esperancagarcia@gmail.com
brasasarau@yahoo.com.br

3906-6081 - Raquel e Michel
3976-3544/9317-4798 -Juliana Balduino
6389-4095- Divino.

3121-3457 – Sidnei/Samanta

9169-9690 - Vagner

terça-feira, 28 de setembro de 2010

FAVELA REAL PARQUE

Saudações.
Várias vezes nos reunimos com irmão e irmãs de outras quebradas para comungar a palavra, comungar livros, peças de teatro, cinema, entre outras coisas. Agora convidamos @s freqüentadores e freqüentadoras do Sarau Poesia na Brasa, que puderem e que quiserem, a comungar alimentos, roupas, colchões, cobertores, produtos de limpeza, com os moradores e moradoras da favela Real Parque que a alguns dias vem sofrendo, mais do que já sofria, por conta de um incêndio, de causa ainda “desconhecida”. O Coletivo Poesia na Brasa em parceria com o Coletivo Elo da Corrente estará recebendo doações no nosso sarau no próximo dia dois, e encaminhará para o pessoal do Favela Atitude. Quem quiser fazer as doações diretamente para o pessoal o endereço é: Rua Paulo Bourroul, alt. Nº 377, ou então falem com Cris no número 70151801 ou com Mago no número 8400.9898. Axé.

Nosso movimento deve ser instrumento de mobilização e transformação social
Coletivo Cultural Poesia na Brasa

SÁBADO NO SARAU POESIA NA BRASA

CineBrasa - Resistência

Saudações.
Todo início de projeto, que qualquer grupo propõe desenvolver dentro de suas quebradas, encontra mais problemas do que se gostaria, mais pessoas para dizerem que aquilo não vai dar certo, do que pessoas para ajudar. Sempre vai haver alguém bêbado, que no auge de sua alucinação vai achar que é dono da rua, do escadão ou até mesmo do bairro todo. A maioria das pessoas, mesmo que seja para participar das ações, como espectadoras, demoram para chegar e manter uma freqüência nos encontros. Mas mesmo com todas essas questões, nós do Coletivo Cultural Poesia na Brasa, assim como vários outros grupos e pessoas, não desistimos de tentar transformar os lugares onde vivemos em lugares melhores, e não desistimos não é por conta daquela história de sermos brasileiros e não desistirmos nunca, mas sim, por que os lugares onde moramos estão repletos de problemas e nós cansamos de só reclamar, resolvemos tentar alterar algumas coisas. Nesse sentido a dois anos e meio fazemos o Sarau Poesia na Brasa e a três meses, em parceria com Comunidade Cultural Quilombaque e com o Projeto Espremedor, estamos fazendo sessões de cinema no escadão, sessões chamadas de CineBrasa. E nesse último sábado rolou mais uma edição com o filme “O Contador de Histórias”. O público ainda era pequeno, porém atento e com certeza nós saímos de mais essa batalha com a certeza de que devemos continuar lutando, disputando com os grande meios de desinformação a atenção dos nossos vizinhos, como os quais tentamos incansavelmente estabelecer um diálogo para juntos construirmos uma Brasilândia melhor. Parabéns a todos e todas que mais uma vez insistiram em se manter de pé. Axé pra nóis.








GOG NO SARAU ELO DA CORRENTE

Saudações.
Todos os encontros do Sarau Elo da Corrente são mágicos, porém sabemos que alguns deles são daqueles que um dia iremos contar orgulhosos para nossos filhos, netos, sobrinhos e todos aqueles que virão depois de nós, e um desses encontros, aconteceu no último dia 23 de setembro com o lançamento do livro “A Rima Denuncia” do poeta GOG. Foi um dia, talvez uma semana, de muita correria e ansiedade, porém mais uma vez, tiramos a prova, que quando formamos o Elo em Brasa podemos fazer coisas maravilhosas e assim foi, só que dessa vez contamos com mais um axé vindo direto da Bahia, com nossos parceiro Nelson Maca do Blackitude. A noite foi linda, começamos com os “Tambores do Elo em Brasa” chamando poetas de cada vez mais longe, casa cheia para receber Genival Oliveira Gonçalves. Logo no início a palavra foi passada ao poeta de Brasília, porém ele a devolveu, como num toque de bola rápido, pois queria ouvir primeiro os poetas da casa. O sarau comeu solto, com versos que falavam de amor, como os de Alice Rodrigues, ou com versos que vinham como chamamentos para a guerra como os de Nelson Maca. Daí depois de um laçamento para a linha de fundo feito pelo parceiro Edu, GOG dominou a palavra na grande área e dela tratou com toda responsabilidade que ele sabe que deve ter, principalmente dentro das quebradas. Desse momento pra frente o que já estava bom ficou melhor, o homem de pele negra e versos certeiros, conhecido como poeta do RAP, encerrou o sarau com chave de ouro recitando alguns de seus poemas, entre eles “Brasil com P”, levando os presentes ao delírio. Acabado o sarau, ainda tivemos tempo de celebrar um pouco mais, pois o anfitrião do Sarau, Cláudio Santista, manteve o bar aberto até mais tarde, também envolvido pela magia do momento. Que a periferia possa construir muitos outros momentos como esse, parabéns ao GOG pela consistência dos versos, parabéns a Nelson Maca pela organização do livro e muito obrigado aos dois por possibilitar a chegada dessa nova arma em nossas mãos da forma que chegou . Axé pra nóis.












quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SARAU POESIA NA BRASA

Saudações.
No último sábado dia 18 de setembro, mais uma vez a Brasilândia abriu espaço para para a comunhão da palavra, numa noite de temperatura baixa, o Bar do Carlita foi aquecido com mais uma edição do Sarau Poesia na Brasa. Como sempre os frequentadores foram chegando de mansinho e em pouco tempo os “Tambores da Brasa” cumpriu seu papel de chamar quem mora longe, e o povo de longe chegou. Tinha gente do Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Guarulhos, Suzano e é claro, o povo da Brasilândia, que como sempre marcou presença. Todos os encontros do Sarau Poesia na Brasa são especiais, porém quando acontece o lançamento de livro de algum morador de qualquer periferia desse imenso Brasil na nossa casa, é como se fortificasse ainda mais a nossa caminhada, e dessa vez não tivemos somente um livro sendo lançado, mas sim dois, “Peripecias de Minha Infância” e “Estação Terminal” do nosso parceiro Sacolinha. Mais uma vez a palavra se fez soberana e assim podemos continuar com nossa caminhada, estimulando a leitura e a expressão dos periféricos. Dia 02 de outubro tem mais. Axé.













Fotos: Sônia Bischaim

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

II MOSTRA DE TEATRO DE RUA DA ZONA NORTE

A RIMA DENUNCIA

Sarau Elo da Corrente, Coletivo Poesia na Brasa e Blackitude (BA) convidam:



Lançamento do livro:

A Rima Denuncia
de
GOG

Dia 23/09 (Quinta-Feira)
20:30 horas

Sarau Elo da Corrente
Bar do Santista - Pirituba


Participações confirmadas:
GOG, Nelson Maca (Blackitude-BA), Coletivo Cultural Poesia Na Brasa

PROGRAMAÇÃO PARA ESSE FINAL DE SEMANA

Saudações.
A programação para esse final de semana, nas periferias de São Paulo é extensa, cinema, literatura fotografia, música e muito mais. Segue abaixo um pouco do que vai rolar.Axé.